3.7.11
The Celebrity Apprentice
Descobri nos últimos dias o reality show The Celebrity Apprentice, concebido, produzido e apresentado por Donald Trump e que visa transpor para um formato televisivo a sua postura profissional e empresarial. A temporada que tenho seguido é protagonizada por celebridades americanas vindas de várias áreas, como desporto, música e entretenimento.
O formato explora sobretudo o papel dos líderes de equipas de trabalho a sua capacidade de poder de decisão, os estilos de liderança escolhidos, a capacidade de gerir conflitos, de atribuir tarefas, consoante os membros das equipas (executivos, criativos, metódicos, e alguns incontroláveis).
Em última análise, quando uma equipa falha, a culpa é do gestor de projecto que não soube gerir os recursos ao seu dispor, mas nunca se pode menosprezar o factor sabotagem dos seus colaboradores. Ao gerir um projecto e as suas equipas há sempre que equilibrar os factos e números e pessoas. É necessário lembrar que as emoções e relações pessoais, embora essenciais, não podem dominar certo tipo de decisões e que a comunicação assertiva ainda é o melhor método para atingir objectivos.
Tem sido muito educativo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário