De uma perspectiva utilitária, a leitura faz-nos bem pois contribui para o desenvolvimento da nossa inteligência e possibilita-nos ensinamentos que não teríamos outra forma de adquirir. Já de uma perspectiva ético-moral, a literatura leva-nos por um caminho que nos torna melhores seres humanos. Comos é que tudo isto se processa?
Ao melhorar as nossas competências linguísticas, aumentam igualmente as nossas capacidades interpretativa, analítica, argumentativa e crítica, que aliadas, por exemplo, ao conhecimento de outras culturas e épocas, nos dá ferramentas para tomar melhores decisões.
É claro que não é possível detectar de forma imediata os efeitos da literatura num individuo. A informação adquirida a cada leitura permanece de modo geral de forma latente e demora tempo a ser processada e totalmente compreendida, o que implica que a mesma só se venha a revelar ou materializar muito tempo depois.
Então qual o maior contributo da literatura para as nossas vidas? Além de quebrar o nosso quotidiano dando-nos matéria e tempo para reflectir, permite-nos compreender que a realidade não tem de ser como é, que esta pode ser diferente e que um novo mundo é possível.
Baseado no artigo “Literature matters: Does Reading make you
smarter?”, by Patricia Vieira, in www.aljazeera.com,
16 april 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário