Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

22.7.13

O elemento, Ken Robinson

Para quem eventualmente segue este blogue, não é novidade que me questiono regularmente sobre se o faço profissionalmente é aquilo que realmente quero e para o qual tenho capacidade e talento. E como eu, muitas pessoas se questionam ou sentem divididos entre as suas aspirações e as suas necessidades socioeconómicas.  
Há já bastantes tempo tinha lido uma referência a este livro e tinha ficado com curiosidade sobre o mesmo e sobre a possibilidade de obter algumas orientações nesta minha demanda existencial.  Como devem calcular, não obtive respostas, mas deu-me motivos de reflexão e a confirmação de alguns sentimentos. Mas para quem não leu, o que é isto do elemento?
Segundo o autor, o elemento é “o lugar onde as coisas que que adoramos fazer e as coisas em que somos bons se reúnem.” E ao longo de 11 capítulos, temos várias indicações sobre como é que se podem descobrir este elemento individual, que facilmente pode ser motivado, mas que na realidade é constrangido, seja pela educação, seja pelas expectativas sociais a que estamos sujeitos. Para uma identificação do elemento, o autor salienta, entre outras, o papel do mentor, como identificador, facilitar e desafiador, o papel do grupo e dos círculos de influência, como factores de validação, descoberta e desafio.
Outros conceitos que o autor evidência e explana é a existência de vários tipos de inteligência e a necessidade da sua identificação, valorização e aprofundamento, passando pelas competências e talentos naturais.
Esta foi uma leitura muito útil, cujos conceitos e aprendizagens irei explorar e aprofundar mais detalhadamente nos próximos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário