Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

16.3.13

Exercicio: Caracterização Directa e Indirecta

Inês
Directa: Inês é uma menina de 8 anos. Tem cabelo castanho comprido e olhos azuis. Gosta muito de pintar e quando for grande quer pintar grandes quadros. Gosta de tudo quanto é amarelo, menos das pintas das salamandras.
Indirecta: sob o sol quente da tarde, o seu favorito, deitada sobre a relva do jardim, Inês tenta pintar as várias flores da sua imaginação numa grande folha branca. Até que repara em dois olhos amarelos que a miram com curiosidade. Assustada, grita e afugente uma pintalgada osga.
Hong Yi
Pedro
Directa: Pedro é o mais irrequieto dos três irmãos. É um desportista sempre aos pulos e a subir às árvores a treinar para o seu grande sonho: ser astronauta.
Indirecta: para o infinito e mais além, gritou Pedro quando saltou do muro do jardim. Mas coitado, calculou mal a distância, caiu e esfolou o joelho. Já é a terceira esfoladela este mês, mas isso não o faz parar.
João
Directa: ao contrário dos irmãos, João gosta de ficar em casa. Também é diferente na cor dos olhos e do cabelo, tem olhos verdes e cabelo ruivo. E faz colecção de selos.
Indirecta: o grande tiranossauro era o último selo que lhe faltava na colecção. Esta feliz com todos os seus dinossauros. Depois de ajeitar os óculos, poe-se a pensar: quando for grande, levará a sua colecção de selos para o trabalho no Museu de história Natural para comparar com os verdadeiros.  

Sem comentários:

Enviar um comentário