Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

1.8.11

A margem imóvel do rio, Luiz Antonio de Assis Brasil

Durante o seu reinado, D. Pedro II e a sua corte encetaram uma viagem pelo sul do Brasil. Vinte anos depois, cabe ao cronista do reino aferir a veracidade da reivindicação de Francisco da Silva, estancioneiro a quem o rei terá prometido um título nobiliárquico. Este enceta então uma viagem percorrendo o trajecto que vinte anos antes tinha registado nos seus diários. Mas passado este período, depara-se com várias personagens homónimas, todas elas detentoras parciais da realidade registada nos seus diários. Qual será então o verdadeiro Francisco da Silva? O detentor do relato mais verosímil, do inesperado, do inacreditável, do digno, do passível de ser provado? Incapaz de aferir qual o verdadeiro detentor do título prometido, o cronista termina a sua viagem infrutífera apenas para a perceber desnecessária, pois na sua ausência a república foi proclamada.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Débora Mutter deixou um novo comentário na sua mensagem "A margem imóvel do rio, Luiz Antonio de Assis Bras...":

    Olá, Adelaide!
    Gosto muito desse livro, que faz parte da minha tese de doutorado. Apreciei muito a sua resenha/síntese. Parabéns!
    Abraços,
    Débora

    ResponderEliminar
  3. Cara Débora,
    Obrigada pelas palavras. Esta foi a minha primeira incursão pela obra deste autor e foi uma óptima primeira viagem. Voltarei a ele assim que possível.
    Volte também,
    Adelaide

    ResponderEliminar
  4. Cara Adelaide,
    é curioso como nos faz bem compartilhar gostos literários. Em especial, quando estamos em um projeto que envolve as obras e a biografia de um autor (estou escrevendo um livro com base na minha tese, que trata de obras dele).Se você quiser conhecer um pouco mais do escritor, que é de descendente de açorianos, pode visitar o sítio www.laab.com.br.
    E, se me permitir a ousadia, uma sugestão de leitura de obras dele é "O pintor de retratos", que tem edição portuguesa. Atualmente, ele é Secretário de Estado da Cultura no Rio Grande do Sul- Brasil. O primeiro livro de Luiz Antonio de Assis Brasil chama-se "Um quarto de légua em quadro" e tem como pano de fundo a imigração açoriana no Brasil. Esse livro foi adaptado para o cinema e o filme (já lançado em Portugal) intitula-se "Diário de um novo mundo".
    Caso você tenha Facebook, poderá "curtir" uma página dedicada ao livro no link http://www.facebook.com/pages/A-Margem-im%C3%B3vel-do-rio-Luiz-Antonio-de-Assis-Brasil/124340560988829?sk=wall
    Voltarei, sim, a acompanhar o produto de suas leituras.
    Grande Abraço,
    Débora Mutter

    ResponderEliminar
  5. Débora,
    Não só permito a ousadia, como aprecio. Nos últimos anos tenho dedicado algum tempo à leitura de autores brasileiros e estou sempre receptiva a novas sugestões, por isso as suas sugestões estão já na minha lista de futuras leituras. Já tive igualmente a oportunidade de consultar o site e foi extremamente enriquecedor, pois desconhecida a dimensão do autor. Já aprendi consigo. Muito obrigada!
    Até à próxima,
    Abraço

    ResponderEliminar