Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

30.8.11

As Crónicas de Nárnia III: A viagem do Caminheiro da Alvorada

A mais recente aventura por terras de Nárnia é protagonizada apenas pelos irmãos mais novos da família, um primo e o Principe Caspian. A Bordo do Caminheiro d Alvorada encetam uma viagem em que encontram vários seres míticos, como já é habitual neste género. No final, os bons vencem e lições são aprendidas.
As Crónicas de Nárnia, da autoria de C.S. Lewis, datam da década de 50 do século passado, mas a sua adaptação cinematográfica, que só poderia atingir o seu esplendor com a actual tecnologia, acaba por ficar, não diria aquém, mas prejudicada por sagas mais recentes, como Harry Potter e O Pirata das Caraíbas.
Amigo pessoal de Tolkien, As Crónicas de Nárnia desenvolvem-se num universo claramente mais jovem do que o desenvolvido por Tolkien. Os protagonistas são crianças e jovens e acompanhamos o seu crescimento, notório neste episódio, facto que é transversal a Harry Potter. Mas será que a riqueza deste universo consegue competir em termos de envolvência com as outras sagas? Mesmo junto do público infantil, que aprecia a história, infelizmente é preterida em relação às outras sagas. Por isso, o que terá de cativante este universo nos dias de hoje?

Sem comentários:

Enviar um comentário