Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

20.5.13

#68 @ 102 em 1002 – Museu do Fado

Juntamente com o filme Fado de Carlos Saura, o Museu do Fado assumiu um papel preponderante na candidatura do fado a património imaterial da humanidade. Ao visita-lo percebesse porquê. Então como é que este espaço respondeu ao desafio de retractar (materializar) uma prática cultural imaterial?
O que chama primeiro a atenção neste espaço não é exactamente o seu objecto de estudo. É o facto de ser um espaço acessível, com rampas e elevador, o que nem sempre se verifica num espaço público, e a sua visita guiada é áudio – o que a torna realmente acessível a todos.
Em termos de exposição, a visita é acompanhada por um aparelho auditivo no qual se inserem conjuntos numéricos assinalados nas paredes e que permite a audição de explicações relativas a momentos, conceitos, intérpretes, músicos e outros intervenientes. Simultaneamente é possível observar exposições temporárias – actualmente a está patente uma reinterpretação da guitarra clássica na exposição Acordem as guitarras -, centro de documentação e um projecto vídeo que regista depoimentos de mais diversos intervenientes do universo fadista.
Visitem (mesmo vistualmente http://roteiro.museudofado.pt/)
Mais informações: www.museudofado.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário