Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

27.1.12

Tudo o que temos cá dentro, Daniel Sampaio

Esta é uma obra ficcionada a partir de fatos reais, obtidos pelo autor, renomado na área da psicologia juvenil, no exercício da sua profissão. É uma obra relatada a três vozes (o psicólogo adulto e os jovens Nuno e Rita) sobre o tema do suicídio e o seu impacto na formação pessoal de familiar do individuo.
A primeira voz, pertencente ao psicólogo, fornece-nos explanações teóricas e técnicas sobre processos de aproximação e análise de pacientes, entre outros. Fez-me relembrar o livro Sobre a mão, de João Lobo Antunes, onde evidencia a importância de um contato humanizado entre médico e paciente. Nuno é um jovem de 18 anos, em processo de formação de identidade, que se vê confrontado com o suicídio de amiga/namorada Rita, cujas causas de morte são desconhecidas e incompreendidas pelos demais, e que despoletam em Nuno uma série de sentimentos contraditórios, em que a família terá um papel preponderante na sua resolução.
Esta leitura, à partida sobre um tema melindroso, trouxe-me uma sensação de apaziguamento. A grande maioria de nós já fez um percurso semelhante ao de Nuno: o lidar com a perda e a necessidade de definir um projeto de futuro passo a passo, com metas graduais, através da compreensão e aceitação de acontecimentos dolorosos. Foi igualmente uma oportunidade de reflexão sobre o tema do suicídio e o modo como está presente nas nossas vidas de uma forma mais premente do que à partida julgaríamos. Será com certeza um autor a cujo trabalho voltarei.

Sem comentários:

Enviar um comentário