Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

10.1.15

Ler #136 (I)

António Lobo Antunes. Entrevista de Francisco José Viegas. ALA não é um autor que me suscite interesse, mas, pelas suas entrevistas, respeito a sua lucidez sobre a escrita e o seu eventual propósito, bem como a sua forma de criatividade. “Bolas, a função da literatura é esta: estar ali com uma mão apertada na nossa.”

Salman Rushdie. Texto sobre a leitura. SR salienta o poder do leitor como elemento finalizador de uma obra. Cada livro é único na mente dos seus leitores e talvez por isso as comunidades de leitores nos dão essa mais valia: descobrir que outras leituras emergem de um mesmo texto. Partilho igualmente a sua perspectiva do vulgar prazer de ler um livro atentamente e ver o que ele nos tem a dizer, de descobrirmos o nosso livro dentro do livro e de decidirmos, nós próprios, enquanto leitores, o que pensamos dele. SR chama também a atenção para a deturpação da linguagem que possibilita a criação da tirania. A modernidade apresenta-se com uma linguagem de igualdade entre géneros e de legitimidade dos governos seculares afastados da religião. No entanto, deparamo-nos com uma juventude revoltada pelas suas expectativas goradas, o que origina extremismos que obstem a validação das suas ideias a partir de um deus fictício.

Michael Cunningham. Entrevista de Bruno Vieira Amaral. MC apresenta a ideia de uma diferença entre talento (natural) e concentração artística, que é a vontade de escrever o melhor que se consegue. O que me faz pensar se não será este o caso de muitos dos que pretendem singrar através da escrita. Salienta ainda que “a única certeza que é válida para a ficção é que não há regras.” Relativamente à proliferação de cursos de escrita criativa, defende que a sua mais valia não é formar escritores, mas sim bons leitores, que percebem como é que funcionam os mecanismos da escrita. E que é uma ideia que também me apraz, pois se o bicho da escrita existe, não quer necessariamente dizer que ele se cumpra, mas, com certeza, que nos faz melhores leitores, com uma capacidade analítica acima da média.

Sem comentários:

Enviar um comentário