Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

20.9.10

Sobre o anonimato

A blogosfera é rica em opiniões, ficções, desvarios e fantasias.

Assinadas ou em nome próprio, pseudónimos ou sob pretensos colectivos, adicionei recentemente ao meu Google Reader vários blogues sobre Sintra. Se por um lado tem sido uma forma de conhecer melhor a realidade que me rodeia, por outro tem sido interessante perceber como a crítica se esconde sob o anonimato.

Alguns blogues são notoriamente alimentados por pessoas de forças políticas diferentes da actualmente À frente do município. Talvez nos corredores políticos se saiba exactamente quem os escreve, mas o público em geral acaba por conhecer apenas a crítica, sem saber exactamente quem a subscreve. Provavelmente pessoas dentro do aparelho municipal, mas cuja frontalidade se fica pelo anonimato, ou então alguém que notoriamente lá quer chegar.

É claro que neste país nem sempre é fácil assumir o que se diz: há consequência e que ninguém diga o contrário. É pena, porque uma censura velada é pior que uma censura explicita. Não há fair play para assumir uma voz crítica, porque o máximo que se ganha é palmadinhas no ombro de uns e outros, os primeiros a depois a abandonar o barco, em seu proveito.

Tenho pena que assim seja. Aprendi a respeitar pessoas – mesmo sabendo que estas são falíveis – e não blocos amorfos de opiniões.

3 comentários:

  1. Acredito na censura, mas a verdade é que também existe aquela mentalidade de criticar por criticar, por inveja, por despeito, por falta de ocupação.
    E então sob a capa do anonimato ainda se torna mais fácil.

    ResponderEliminar
  2. oi. tudo blz? estive aqui. interessante. passa la no meu. abraços.

    ResponderEliminar
  3. O Movimento LEceia a Concelho concorda plenamente com a questão do anonimato de opiniões, descrita neste post.

    www.leceiaconcelho.blogspot.com

    Heterónimo de Sousa

    ResponderEliminar