Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

19.8.12

Nos teus braços morreríamos, Pedro Paixão

Esta foi a minha segunda incursão pela escrita deste autor, sendo-me muito difícil relembrar quando se deu a leitura de A noiva Judia. Lembro-me, no entanto, que não gostei, creio que por considerar a escrita pesada.
Nessa altura, desconhecia tudo do autor, excepto que tinha vários títulos publicados. Desde então, vi o seu nome em jornais, mas desviei sempre a atenção. Há talvez 3, 4 anos, vi uma reportagem na televisão sobre bipolaridade e entre os vários entrevistados estava Pedro Paixão. Pela primeira vez, associei uma face ao seu nome e a sua descrição da doença deu-me alguma curiosidade para tentar a sua leitura novamente. Entretanto, percebi que era professor universitário e conceituado nos meandros académicos.
Através do Bookcrossing, voltei então à escrita de Pedro Paixão e, novamente, não gostei. Este Nos teus braços morreríamos é um conjunto de pequenos textos melancólicos, de um lirismo, para mim, desatualizado. Não há dúvidas que são bem escritos, com vários momentos reveladores da condição humana, sempre acompanhados de desalento, tristeza e inevitabilidade deprimentes. De certeza que há um público para este tipo de escrita, apenas não me parece que eu faça parte desse círculo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário