Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

15.6.12

Vastas emoções e pensamentos imperfeitos, Rubem Fonseca

Esta foi a minha primeira incursão na obra deste autor brasileiro. Vasta emoções… é um policial, mas aqui não há detetives. Há um realizador brasileiro que se vê envolvido numa trama carnavalesca onde se cruzam literatura, cinema, diamantes e o muro de Berlim.
Enquanto policial tropical, taz-me à memória O Canto da Sereia, um Noir Baiano de Nelson Motta e Um Crime Capital de Francisco José Viegas, a partir do qual fiquei a conhecer a obra pictórica de Tarsila do Amaral e Anita Malfati, bem como os nomes da sua geração literária contemporânea. Desta feita as aprendizagens passam por uma obsessão pela obra de Isaak Babel, a indústria e tráfico de diamantes e uma breve descrição da vivência da vida nas antigas alemanhas.
Como em quase todos os policiais que conheço, o (anti)herói é um iman de mulheres, e este não fica atrás, e cruza-se com Ruth (a falecida), Liliana (talvez Lilith), Teresa (com um quê de Marlene) e Dália (talvez negra). Mas um elemento importante nesta obra são as Vastas emoções e pensamentos imperfeitos, que é a descrição do que são os sonhos, sonhos estes que se imiscuem no sono do protagonista levando frequentemente a duvidar da veracidade, ou não, das suas deambulações e circunstâncias.

Sem comentários:

Enviar um comentário