Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

17.12.11

Inventário Nacional do Património Imaterial


Capeia arraiana: pega ao forcão
 Decorreu no passado dia 12, no Museu Nacional de Etnologia, o Colóquio Inventário Nacional do Património Imaterial: desafios e perspectivas. Com o objectivo de divulgar esta nova ferramenta de registo e preservação, este serviu igualmente para assinalar a primeira inscrição de uma manifestação cultural: a capeia arraiana.
Foi uma oportunidade para aprender (desconhecia o que era a capeia arraiana), rever e aprofundar conceitos e temas e perceber novas ligações com do passado com os actuais ritmos do mundo. É um pouco difícil fazer uma síntese de tudo o que foi dito, mas talvez seja relevante salientar, de forma sintética e não literal, algumas participações e contributos.

O bem inventariado e/ou classificado não o é para sempre. Este é um ponto de partida com vista à manutenção e preservação deste património. Estes processos são sempre inacabados e não são lineares, nem consensuais.
João Carlos Brigola, Director do Instituto dos Museus e Conservação

O turismo e a cultura são formas de combater o envelhecimento e o empobrecimento das populações rurais. As actividades singulares e únicas são fatores de atratibilidade e uma forma de combater o urbanismo.
Norberto Manso, Câmara Municipal do Sabugal

O inventário é um mecanismo de documentação, estudo e investigação, e uma forma de protecção legal, bem como de valorização.
Paulo Ferreira da Costa, Director do Departamento de Património Imaterial do Instituto dos Museus e Conservação

Sem comentários:

Enviar um comentário