Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

21.12.11

Histórias Falsas, Gonçalo M. Tavares

O título deste volume de pequenos contos é tudo menos enganador e o objectivo desta “falsidade” é explicado numa breve nota do autor: “tinha curiosidade em perceber o modo como a ficção (verosímil ou nem tanto) se pode encostar suavemente a um fragmento da verdade até ao ponto em que tudo se mistura e se torna uniforme.”
É desta forma que o autor pega em figuras ligadas à filosofia, história e literatura e constroi as suas histórias “reais” à margem do que viriam a ser as suas histórias míticas e/ou históricas. Ou seja, é um exercício da utilização da verdade/verosimilhança, como estratégia da ficção.
Em termos técnicos, apreciei a dupla utilização dos dois pontos, pois já muitas vezes senti essa necessidade de expressão, que evitei por formalismos linguísticos, mas que um destes dias irei experimentar sem remorsos. Apreciei também as suas abundantes frases conceptuais, que parecerem encerrar uma verdade inquestionável), quase impossíveis de alterar linguisticamente, e que sintetizam a vasta e profunda cultura deste autor, que tem granjeado prémios e novos leitores por todo o mundo.

Outras leituras deste autor:
Senhor Brecht
Senhor Juarroz

Sem comentários:

Enviar um comentário