Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

2.9.11

Distúrbios de Personalidade na Vida Moderna

Há já algum tempo que iniciei a leitura do manual de psicologia Personality Disorders in Modern Life 2nd Ed (T.Millon, 2004), que me foi aconselhado por um leitor atento e entendido na matéria. O objectivo desta leitura é perceber melhor o meu Distúrbio de Personalidade Evasiva, para futuramente combater certos padrões de comportamento que possuo e que, consciente e inconscientemente, já me têm dado alguns dissabores.
Todos nós devemos procurar melhorar e, embora seja avessa a pedir ajuda, não sou a perceber a sua necessidade, apenas a falar sobre ela. Sou muito melhor a escrevê-la!
Sendo este blog uma plataforma de expressão, tem sido palco de desabafos mais ou menos explícitos ou simplesmente efabulados. E como uma das premissas do mesmo é a partilha de descobertas, ficarão aqui nos próximos tempos o registo da minha leitura.
Esta não é uma leitura “cientifica”. Ou seja, não haverá exactamente citações e nomes de autores. Haverá pequenos resumos cozinhados com as minhas interpretações. E é exactamente isso. Como não domino a terminologia técnica nacional, os termos apresentados serão sempre uma interpretação pessoal. Além de que para mim, o mais importante não é exactamente quem disse o quê, mas sim o que foi dito e como é que isso contribui para o meu desenvolvimento e compreensão de determinadas situações.
Assim, desde já lamento quaisquer incorrecções “cientificas”, más interpretações e traduções ou simples incompreensão. Espero apenas que esta viagem possa também ser útil a quem visita esta página.

Sem comentários:

Enviar um comentário