Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

8.9.11

Normalidade e patologia


Sendo a personalidade o nível de organização psicológica que sintetiza todas as influências recebidas pelo individuo, esta é o equivalente mental para o sistema imunitário do corpo. Como tal, está constantemente sujeita a pressões diversas e é o modo como a personalidade gere as situações de pressão que permitem perceber os seus eventuais distúrbios.
A normalidade é considerada a conformidade com comportamentos e costumes do grupo de referência ou cultura de um individuo. A patologia define-se pela adopção de comportamentos invulgares, irrelevantes ou estranhos a esse grupo de referência.
Um individuo considerado normal possui estratégias diversas e flexíveis de lidar com a realidade que o rodeia, ou seja, adapta-se. Em caso de distúrbio, o individuo não é flexível à adaptação e repete das mesmas estratégia, independentemente das diversidade de situações. Ou seja, incorre num ciclo vicioso de comportamento.
Deste modo, o individuo desperdiça oportunidades de desenvolvimento, provoca novos problemas e recria constantemente situações em repete os mesmo erros, com ligeiras variações.

Sem comentários:

Enviar um comentário