Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

14.9.11

UP – Altamente

Este filme de 2009 tem muitos motivos para ser uma das mais populares produções da Pixar, ao misturar referências literárias, cinematográficas e uma mensagem humana de esperança.
Para além de outras reflexões, UP apresenta-se como uma homenagem ao cinema, essa máquina que alimenta a alma humana de sonhos, muito pela referência ao cinema documental e ao cinema notícia que determinou uma época. Também nas feições do protagonista e do seu herói/arqui-inimigo, reconhecemos Spencer Tracy e Jack Palance, dois dos “duros” de referência na história do cinema, com carreiras longas e incontornáveis.
Outra referência presente é literária. quem não reconhece na Cascata do Paraíso o enigmático Monte Roraima que serviu de inspiração a Júlio Verne para escrever o seu Mundo Perdido? E Kevin é o exemplo perfeito das espécies únicas aí existentes. E quem melhor para explorar este mundo perdido do que um escoteiro? Ou não tivesse sido Baden Powell um dos últimos grandes exploradores do mundo moderno.
Mas todas estas referências servem para ilustrar a história de uma inesperada amizade entre Carl, de 78 anos, e Charles, de 8. Após a morte da sua mulher, Carl decide cumprir o seu sonho conjunto, que o quotidiano da vida foi sempre adiando, e parte à procura da Cascata do Paraíso, acabando por levar consigo um viajante inesperado. É Charles que acaba por lhe ensinar que nunca é tarde para cumprir os nossos sonhos, mas que também é sempre possível construir novos sonhos e novos objectivos e motivos para viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário