Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

3.12.14

Um Coração Normal (2014)

O início da década de ’80 foi marcado pela descoberta do vírus da SIDA, que trouxe consigo o despertar do debate sobre orientação, identificação, opções e comportamentos sexuais. Entre o preconceito e o desbravar de sensibilidades para este flagelo que se começou a sentir primeiro na comunidade homossexual, muitos lutaram não só pelo direito a viverem a sua vida livremente, mas também pelo acesso a cuidados médicos, enquanto muitos dos seus entes queridos sucumbiam à doença e à pressão social.
Um coração normal dá-nos a conhecer alguns desses homens e o modo como, com diferentes visões e maneiras de encarar o flagelo, procuraram alertar a sociedade para a doenças e lutaram pela aceitação. Dá-nos a conhecer as pessoais e os corações normais que batem por trás de cada falso rótulo e que amam, lutam e querem viver a vida com a dignidade que todos os seres humanos merecem.
Em jeito de reflexão, gostaria de salientar que foram necessários cerca de 30 anos para que as relações homossexuais fossem retratadas com (quase) a mesma frontalidade, mostrando cenas de amor mais ou menos explicitas que um qualquer filme que apresente relações heterossexuais. E este passo foi dado sobretudo em televisão, não só com este filme, mas com a série Looking (e 10 anos depois de A LetraL).


Título original: The Normal Heart * Realização: Ryan Murphy * Argumento:  Larry Kramer, baseado na sua peça de teatro homónima * Elenco: Mark Ruffalo, Jonathan Groff, Frank De Julio, Taylor Kitsch, Julia Roberts, Jim Parsons, Matt Bomer

Sem comentários:

Enviar um comentário