Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

17.9.12

Sobre o ensino

A minha licenciatura (Línguas e Literaturas Modernas – Variante Português/Inglês) tinha como destino final o ensino, o que, quando fiz a opção, me parecia um destino desejável e fascinante. À medida que o final da licenciatura se aproximava a perspectiva do ensino passou a ser como um pesadelo. Com 22 anos acabados de fazer, sem qualquer experiência profissional prévia, e sem maturidade suficiente, foi-se tornando-óbvio para mim que o meu percurso profissional teria de começar por outro lado. As dúvidas eram várias mas à medida que o momento de decisão se aproximava mais serena ficava com a opção.
O meu primeiro trabalho foi na Telepac, onde fiquei seis meses. Compreendi que não era a minha praia, mas apreciei a aprendizagem. Depois seguiram-se três meses numa aventura editorial cujo desorganizado mentor nunca levaria a cabo. Mas foi a primeira vez que escrevi textos e os vi impressos. Ainda hoje me fazem sorrir. Depois, seguiram-se quase três anos na Agora Publicações, especializada na área gráfica. Adorei esse trabalho. Foi o que me fez não levantar para outros voos (para o bem e para o mal). Estruturar uma edição, planea-la, escrever parte dela, seleccionar imagens, discutir opções de design, rever textos e provas, ver o meu nome impresso. E tudo isto mensalmente. Adorei, adorei e sempre ansiei voltar a fazê-lo. Ainda anseio.
Depois de uma pausa, acabei por ingressar na Câmara Municipal De Sintra, onde me encontro há quase dez anos e onde tenho vindo a fazer um lento trajeto na área da juventude. É uma área simultaneamente cheia de possibilidades, mas também facilmente negligenciável pelas chefias políticas. Sendo a minha mais extensa experiência de trabalho, tem sido pontuada de bons e menos bons momentos. Apesar do amor à camisola, não quero trabalhar para sempre nesta área. Quero utilizar o que aqui aprendi para voltar ou à área editorial ou expandir para áreas de teor cultural.
E sobre o ensino? Acho que finalmente tenho experiência e maturidade para enveredar por essa área. Aliás, vejo perfeitamente como formadora em complemento à minha experiência profissional. Por isso, um dos meus objectivos a curto prazo é tirar o certificado para poder cumprir um dos meus destinos: o ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário