Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

15.4.07

As férias de Mr. Bean

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Para mim há algo nos filmes do Bean que me desagrada, embora perceba que dificilmente possa ser de outro modo. Em ambos, e em comparação com a série, Bean fala “demais”. Ou seja, faz assim uns barulhinhos quase perceptíveis ao ouvido humano e que podemos descrever como fala. Mas, é claro, é mais fácil manter um episódio de cerca de 25 minutos sem diálogos do que um filme de 90 minutos.

Para esse tempo é necessário um fio condutor coerente no qual se possam conjugar vários gags hilariantes e em que Rowan Atkinson possa mostrar toda a sua mestria em humor físico (que talvez só tenha rival em Jim Carrey).

Assim, desta feita Bean ganha uma viagem de férias em Cannes, em pleno período de festival, e em cujo percurso encontra companheiros de viagem e faz as mais variadas tropelias, inclusive transvestir-se.

É talvez devido ao silêncio de Bean que a voz de Willem Dafoe soa estranha e quase ofensiva. Dafoe interpreta aqui um realizador conceptual, cuja última grande obra será apresentada no festival. Mas o mais curioso é que essa obra, totalmente narcisista, era coerente e aparentava ser um interessante exercício de estilo. Mais, não seria um filme descabido na filmografia de Dafoe, a relembrar, por exemplo, New Rose Hotel. Eu, que sou apaixonada pelo homem, adorava ver esse filme sem ser interrompida pelo Bean.

Sem comentários:

Enviar um comentário