Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

9.2.14

O Sistema Periódico, Primo Levi

O Sistema Periódico"... a matéria é a matéria, nem nobre nem vil, infinitamente transformável, e efectivamente não interessa saber a sua origem mais próxima."

A leitura da obra de Primo Levi é uma leitura de vida, pois, se não nos transforma enquanto leitores, transforma-nos enquanto pessoas. Foi assim que me senti após a leitura de Se isto é um homem, o seu registo cru da experiência como prisioneiro num campo de concentração , no qual relata o modo como o homem pode ser rebaixado ao estatuto de animal e como a sua única qualidade poderá ser o seu instinto de sobrevivência. É um registo cuja não ficcionalidade nos toca e nos permite relativizar ou valorizar a nossa vida e experiências passadas.

Em O Sistema Periódico o registo flutua igualmente entre a memorialística, mas mescla-se ora com o conto, ora com capacidade de observação poética da vida. E toda esta experiência é filtrada pela perspectiva de uma escolha de vida: a química. Aclamado já como o melhor livro de ciências escrito, é perceptível para os entendidos e curioso e poético para os leigos. E para estes trespassa um registo sentido, vivido, sem palavras supérfluas e uma perspectiva diferente da realidade.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário