Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

27.6.13

Sobre a definição de barreiras temporais

O tempo é um conceito de tal forma abstracto que o ser humano sentiu a necessidade de criar diversas barreiras temporais de forma a tornar concreta a sua passagem. Estas barreiras, mais ou menos artificiais (dias, conjuntos de dias, estações, anos, meses, …) são marcos simbólicos da concretização humana.
A estipulação de qualquer barreira temporal é uma forma do ser humano operacionalizar a vontade de realizar determinado objectivo pessoal, habitualmente relacionado coma mudança de comportamento ou aquisição de determinado bem ou estatuto. Num primeiro momento, uma barreira, como um aniversário ou uma passagem de ano, é uma oportunidade de expressar motivações, de pensar e reflectir sobre o que queremos concretizar e o que queremos mudar. Uma posterior sub-repartição de objectivos ou tarefas são uma forma de atingir a sensação de auto-eficácia e de capacidade de realização.
Como instrumento de eficácia desta estratégia está regularmente associado um registo escrito: um contrato, usualmente informal e pessoal, que nos permita ter sempre em mente o que nos propomos atingir, que pode ser complementado por uma espécie de diário de bordo do processo de concretização.

Sem comentários:

Enviar um comentário