A mesma decorreu durante o mês de maio, em oito sessões de duas horas em que se explorou as seguintes temáticas:
- Apresentação e recomendação de leituras;
- Noções de comunicação e a
importância da gramática;
- Aquisição de vocabulário;
- Tipologias de texto;
- Criar personagens;- Enredo e diálogos;
- Desafio de Escrita;
- Partilha de ideias e avaliação da Oficina de Escrita.
Agora, chegou o momento de reflectir sobre a metodologia, conhecimentos e posturas adoptados, de modo a melhorar uma posterior edição e/ou (re)pensar novos formatos. Houve aspectos positivos (+), outros menos bons (-) e alguns que tenho de desenvolver e melhorar (>), são eles:
> desprendimento do método formal, disponibilizando essa informação através de bibliografia ou de resumos e tópicos;
> ao colocar desafios (exercícios), devo ser mais precisa nas orientações e modo a conduzir à reflexão desejada. Se as indicações forem muito vagas, o exercício pode falhar o seu objectivo;
> domínio da sessão, no que diz respeito às intervenções dos participantes que não contribuem para a reflexão ou aprendizagem em causa;
> dinâmicas, objectos e imagens de partida para os exercícios;
- a criação de um blog para partilha de informação e de textos falhou o prepósito, devido à não adesão dos participantes;
+ a realização de powerpoints para cada sessão é um óptimo apoio para o fio condutor das sessões, mas não é um elemento essencial do ponto de vista dos participantes;
* em termos de seguimento, foi apontada a necessidade de criar um espaço de partilha presencial de ideias e textos (talvez um clube de Escrita) e o interesse pela realização de uma Oficina de Escrita Criativa, que explore e profunde mais estratégicas de construção de texto e criatividade.
Sem comentários:
Enviar um comentário