A sessão foi
proveitosa e dará para explorar quer em contexto profissional, que escotista. E
o meu próximo desafio é desenvolver uma actividade nesta temática para
disponibilizar nas escolas co concelho.
Até lá, fica aqui uma
síntese do dia.
Conceitos:
Igualdade, diversidade, preconceito, estereótipo,
descriminação, intolerância
Formas de
descriminação
Imagismo, deficiência, exclusão, idadismo, racismo, sexismo,
homofobia, xenofobia
Dinâmicas:
·
Significados: fazer coincidir definições, frases
com o conceito. Explorar diferença/similitudes entre os vários conceitos.
·
Com recurso a cartolinas (coloridas)
identificadas com uma forma de descriminação, solicitar aos participantes a
inscrição na mesma de ideias relacionadas e/ou comentários às ideias já
expressas.
·
Concordo/discordo: com base em várias frases,
aferir se os participantes concordam ou discordam das mesmas.
·
Quebrar o círculo: os participantes são
colocados em círculo, virando para o seu interior. Solicitam-se dois
voluntários, um tentará entrar dentro do círculo, o segundo irá observar e
registar as estratégias de entrada, aceitação ou exclusão utilizadas.
·
Rótulos: é colocado nas costas de cada
participante, uma etiqueta com uma identificação / orientação sexual. Sem
palavras, os vários participantes têm de identificar os seus pares.
Outros noções / informações complementares:
- Adequação;
- Processos de socialização
- Generalização;
- Representatividade;
- Construções sociais;
- Descriminação directa e indirecta
- Papéis de género;
- 3 is: insulto, isolamento, invisibilidade;
- Género;
- Sexo biológico;
- Maneirismos;
- Transgénero;
- Metrossexualidade;
- Feminização da pobreza;
- Mobbing;
- Teletrabalho;
- Licença de parentalidade;
- Mobilidade no espaço público;
- Legislação
- Ciclo de violência: tensão, reconciliação, lua de mel;
- Empoderamento;
- Consciencialização;
- Bullying;
- Dias comemorativos;
- …
Sem comentários:
Enviar um comentário