Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

9.5.12

Capitães da Areia, Jorge Amado


Esta é a minha segunda incursão (O Pais do Carnaval) na obra do autor que celebrizou a Bahia de Todos os Santos.
Estes Capitães da Areia retrata a vida de um grupo de rapazes de rua que se dedica a vários esquemas para garantir a sobrevivência. Pedro Bala, Sem Perna, Pirulito, Gato, João Grande fazem parte de uma galeria de personagens que nos trazem outras reminiscência, como Os Putos, por Carlos do Carmo, e a ópera do Malandro, de Chico Buarque.
Esta é uma obra de crítica social às instituições que deveriam zelar pelo bem estar do seu público –alvo, nomeadamente os reformatórios, a igreja (na sua não caridade), e o jornalismo, como forma de desvendar situações e abusos. E nesta crítica impõe-se a questão: como criar indivíduos sem lhes proporcionar as condições mínimas, não só físicas, mas, sobretudo, emocionais de amor, carinho, amparo e aceitação. Se a sociedade não é capaz de prover as necessidades básicas das suas crianças e jovens, então é responsável e tem as crianças e jovens que merece e em que investe.
Em termos de estrutura, a obra é iniciada e finalizada por peças jornalísticas, cheias de ironia, que contextualizam os acontecimentos e que transmitem a percepção geral do público, induzida por quem considera ser especializada ou avalizados nos temas. É uma vez mais a utilização da realidade como estratégia de validação da ficção.

Sem comentários:

Enviar um comentário