Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

20.6.11

Distúrbio de personalidade evasiva

Somos quase sempre avessos a nomear os nossos defeitos/feitios , porque assim admitimos a sua existência, e ao fazê-lo temos a obrigação de tomar uma atitude, não só introspectiva, mas também correctiva.

A fuga – seja a quem me rodeia, seja a novas relações – é uma atitude notória. Há demasiados episódios na minha história a demonstra-lo, mesmo depois de ganhar essa consciência. Embora ciente desta minha “arte da fuga”, muitas vezes me falhou a força para combater essa atitude, pois, sendo um caminho conhecido, torna-se sempre mais fácil segui-lo. E se pelo meio há danos colaterais, o maior dano é com certeza comigo própria.

Agora, sei que este comportamento é cientificamente designado por Distúrbio de personalidade evasiva. Estou a procurar saber mais sobre este distúrbio, para poder lidar melhor com situações e, sobretudo, com pessoas. Não só para evitar atitudes injustas, mas para harmonizar as minhas emoções e atitudes. Afinal, só está em mim a chave para ser o que desejo ser.

2 comentários:

  1. Também sofro de transtorno de personalidade evasiva. O negócio e tocar o barco, nunca deixar de remar. Siba que tem muitas pessoas com este problema, não é só seu.

    ResponderEliminar