Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

18.4.11

Noções básicas de direito

Várias amigas minhas fizeram a sua formação em direito, mas nunca foi uma área que me apelasse, pois tinha uma visão do direito como maçudo, demasiado formal e pouco específico. Descrito assim, não há muita diferença entre o direito e letras: há o cânone, os incontornáveis ismos e as muitas interpretações. A diferença, afinal, deve estar na utilidade prática para as nossas vidas e aí o direito é realmente o mais importante.
Hoje, sou da opinião que, além das várias disciplinas do ensino secundário ou universitário – deveria haver uma de Introdução ao Direito ou de Noções Básicas de Direito. Nela deveriam ser ministradas a CRP, bem como linhas orientadoras de legislações essenciais para a nossa vida futura (mesmo que estas estejam em constante mudança), como: legislação laboral, legislação financeira, bem como os fundamentais procedimentos legais para acesso a tribunais, consultas jurídicas, etc.

Podem sempre dizer-me que quem tem boca vai a Roma e que quando não sabemos perguntamos. É verdade. Mas gostaria de perceber melhor o teor de determinados documentos sem necessitar de uma “tradução” técnica, mesmo que posteriormente necessite dos serviços técnicos para solucionar certas questões. Ou seja, gostaria de estar melhor preparada na detecção de situações que poderão ser complexas.

Creio que como eu, deve haver muita gente que beneficiaria deste tipo de formação. Estaríamos melhor preparados para solucionar certas questões e, quem sabe, também para perceber quando estamos, ou não, a ser profissionalmente bem orientados e assessorados.

Sem comentários:

Enviar um comentário