Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

12.1.11

Mourinho e o país (des)orgulhoso

Portugal é um país desmotivado pelas constantes notícias de má gestão do erário público, cujas consequências serão pagas pelos contribuintes e não pelos decisores e gestores. Somos diariamente confrontados com a perspectiva de maiores agravamentos fiscais e diminuições de eventuais benefícios sociais. E, pior ainda, com o aumento do desemprego e o aumento do trabalho precário, em que se explora o desespero de quem, na maioria, apenas procurar sobreviver.
A verdade é que a nossa classe política não consegue motivar quem quer que seja. E é por isso também que esta tem muito a aprender com um português de sucesso como Mourinho. No momento que atravessamos, num simples discurso de aceitação (e oh, como é difícil atingir a simplicidade), Mourinho conseguiu o que nenhum responsável politico conseguiu: motivar e ser motivo de orgulho.
Se somos capazes, apesar do pais, de gerar grandes profissionais nas mais variadas áreas de actuação, quando é que vamos começar a respeitar o nosso potencial e, passe o pleonasmo, potencia-lo?
Anteontem, senti orgulho em ouvir a minha língua, que chegou a todos os recantos do mundo. Agora, quando é que sentirei orgulho pelas oportunidades que o meu país me dá? E quando é que sentirei que este me valoriza?

Sem comentários:

Enviar um comentário