Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

21.6.09

Escrita criativa/funcional

Existe actualmente uma grande variedade de ofertas formativas no campo da escrita criativa e, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de participar em nenhuma. Penso que seria útil pois dotar-me-ia de mais algumas ferramentas que permitissem uma maior correcção na expressão escrita, mas, sobretudo, desafiar-me-ia a pensar out side the box.

No entanto, para escrever bem, não há nada melhor do que… escrever. Quase todos os dias exercito a minha expressão escrita com os pequenos textos publicados neste blog. Mas estes não são os exercícios que me dão “dores de cabeça”. Essas são a nível profissional, onde tenho de produzir textos tão variados como: ofícios, mails, declarações, actas, normas, slogans, press releases, etc. não é à toa que muitas vezes digo que deveria receber um ordenado de copywriter, mas o mais correcto era auferir como ghostwriter, uma vez que grande parte dos textos que produzo são posteriormente assinados pela minha chefia.

Isto suscita-me a questão: para quando formações em escrita funcional?

A verdade é todos deveríamos sair do sistema de ensino aptos a escrever bem, mas tal não acontece e testemunhamos frequentemente com cada pontapé na gramática que até provoca calafrios. Ou seja, seria bastante útil para muita gente, e inclusive para mim, a existência deste tipo de formações, pois quase todos nós somos profissionalmente obrigados a desenvolver textos que obedecem a directivas e formatos específicos, bem como a terminologia própria. Assim, poderíamos ter mais ferramentas que nos permitissem pensar inside the box, o que por vezes também obriga a grandes exercícos de criatividade.

2 comentários:

  1. ola sou nova nisto tb th um blog e escrita ando a ler blogs similares gstei mt d tua ideia gstaria d deixar aki o meu endereco pa ke leiam o meu e m deem um feedback pa saber s tou no caminho certo http://22brianna.blogspot.com/ acessem obrigada

    ResponderEliminar
  2. ola sou nova nisto tb th um blog e escrita ando a ler blogs similares gstei mt d tua ideia gstaria d deixar aki o meu endereco pa ke leiam o meu e m deem um feedback pa saber s tou no caminho certo http://22brianna.blogspot.com/ acessem obrigada

    ResponderEliminar