Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

6.4.09

O casamento - Parte I

Há idades em que quase toda a gente casa e nem precisamos de estatísticas para o comprovar. Basta-nos olhar para o nosso leque de amigos e familiares para o constatar. Entre os 25 e os 29, 80% das nossas amizades dão o nó, transformando radicalmente as várias dinâmicas de grupo. os encontros diminuem, passa-se dos bares e discotecas para as salas de estar, trocam-se noitadas por passeios familiares de fim-de-semana.

São novas dinâmicas a que mais cedo ou mais tarde se juntam as crianças, das quais nos tornamos tios emprestados ou padrinhos, dependendo das crenças e hábitos familiares dos pais.

Eu pertenço aos 20% que não casaram até aos 30 e que se não o fizeram, só o farão quando estes estiverem bem adiantados, quase a tocar o entas, ou mesmo já lá, se ainda conservarmos alguma crença em finais felizes.

O último casamento a que fui, foi o da Xana e do Pedro, já há quase 3 anos. A cerimónia foi simples e o copo de água numa quinta com muitas plantas e arvoredo, uma benesse num dia quentíssimo e seco. No interior, valeu-nos o ar condicionado que fez esquecer o calor exterior e permitiu aproveitar o banquete.

Como é normal, os convidados estavam dispostos por várias mesas redondas e agrupados consoante alguns círculos: família – dele e dela; amigos – dele e dela; e os “parece mal não convidar.”

Sem comentários:

Enviar um comentário