Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

30.9.08

Contemporâneos vs Gato Fedorento

É verdade que os GF trouxeram à televisão uma lufada de ar fresco e levantaram a fasquia do humor nacional. Mas, como em tudo na vida, tenta-se sempre superar o que já foi feito, quer empregando maior qualidade aos modelos já concebidos, ou procurando novas perspectivas e modelos.

Assim, surgiram no panorama humorístico nacional Os contemporâneos, que logo na primeira série souberam definir as suas particularidades e explorar idiossincrasias tugas, através de um humor inteligente e acutilante. Dai pensar que actualmente o projecto Contemporâneos é mais bem conseguido que os GF, que parecem ter atingido uma certa estagnação. Sim, porque foram-se os Meireles, mas o Zé Carlos é apenas mais um nome, como poderia ter sido o Xico Toino. Isto não quer dizer que não me divirta a vê-los. Divirto imenso. O RAP é um excelente imitador e o ZDQ é uma mulher como poucas, sendo apenas destronado pelo Joaquim Monchique.

O problema é que o humor tem timmings próprios, que não se coadunam com fórmulas repetidas ad extremis. Assim, os Contemporâneos conseguiram injectar um novo ânimo no humor nacional e são eles que actualmente impõem a fasquia no alto.

É óbvio que, dedicando-se ambos à crítica e satirização da sociedade actual, têm como temas dos sketches as mesmas situações, mas considero mais hilariantes e acutilantes as rábulas dos Contemporâneos, daí que seja o meu programa de humor favorito.

E, disto isto, vão trabalhar. Vão fazer qualquer coisa de útil prá sociedade, em vez de ficar aí a ler blogues nas horas de expediente e a dar prejuízo ao patrão.

1 comentário:

  1. Concordo em parte contigo, mas os GF (a meu ver claro) fazem um humor talvez um pouco mais inteligente que os Contemporâneos.
    O que se passa com os GF, foi o mesmo que aconteceu ao Herman e que há de acontecer aos Contemporâneos também, como tu dizes é só uma questão de timming.
    Beijo

    ResponderEliminar