Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

5.9.08

À procura da Terra do Nunca

quantos de nós, se nos fosse dado a escolher, não ficaríamos algures na nossa infância. Nesse tempo em que tudo nos é permitido, porque muito singelamente acreditamos que a magia da imaginação é apenas mais uma faceta da nossa vida. Mas como a vida raras vezes se coaduna com a magia, o natural é crescermos e perdermos o caminho para a nossa Terra do Nunca. O regresso é possível, mas nem sempre fácil.

À Procura da Terra do Nunca, como indicado nos créditos iniciais, é baseado em factos reais, ou seja, no processo de criação das aventuras de Peter Pan e os seus meninos perdidos por parte do autor inglês. J. M. Barrie. Mas, fazendo jus ao tema, mais do que reportar os factos por trás da história, leva-nos a vivênciar o processo criativo da mesma. Feito de imaginação, magia e tensões com a sempre presente realidade. Há um constante e bem sucedido transitar entre imaginação e realidade, que nos leva a querer ter essa capacidade que só as crianças têm: a de habitar simultaneamente nesses dois mundos.

A dar vida a Barrie está Johnny Depp, um dos melhores actores da sua geração, e que uma vez mais demonstra o seu à vontade nestes personagens marginais, em que a infância e a idade adulta se misturam, mas sem que qualquer das facetas saia ridicularizada.

2 comentários: