Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

30.1.07

Crimen Sollicitationis

Crimen Sollicitationis é um documento confidencial e oficial emitido pelo Vaticano e enviado a todas as suas dioceses a nível mundial. O conteúdo deste documento é um manual de actuação para as respectivas dioceses no caso de um padre ser acusado de assédio e abuso sexual de menores.
Dos vários elementos chocantes neste documento a frieza do seu conteúdo é claramente o maior. No entanto, destaca-se que este não é o documento punitivo para os infractores. É o manual que explica como a diocese deve actuar, abafando o caso, desde o início. Incentiva a manipulação psicológica das vítimas fazendo com que as mesmas se considerem não vítimas mas culpadas de toda a situação. Quanto ao abusador, este simplesmente é mudado de diocese, perdendo assim os paroquianos um pouco o seu rasto. Depois, não há a mínima preocupação em que a deslocação do “abusador” seja para um local / serviço onde o seu contacto com possíveis vítimas esteja condicionado,. Normalmente, este é enviado para um local igual ao anterior, possibilitando assim a ocorrência de novos abusos. Mas esta é apenas uma pequena ideia sobre o documento.
Este documento foi emitido durante a década de setenta e o responsável pela sua elaboração e difusão foi Joseph Ratzinger. Faz-nos pensar, não?

1 comentário:

  1. Não sabia nem da existÊncia desse documento...
    Que coisa absuuuuuuuurda!
    Abafar o caso?
    Deviam matar os cretinos!

    ResponderEliminar