Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

11.12.13

Ser liderado e/ou liderar II

A minha experiencia profissional e associativa coloca-me em duas situações diferentes: ser liderado e liderar. Estar dos dois lados da barricada torna-me mais sensível a determinadas situações como o respeitar as decisões tomadas e perceber que, apesar de raramente serem as ideais, são, no momento, as melhores possíveis. Mas esta situação também me torna menos tolerante com pessoas que não contribuem para a melhoria da sua prestação e também do que é possível fazer em conjunto.
Um dos lemas com que convivo e que também adoptei é que se não faço parte da solução é porque sou parte do problema. E há pessoas que simplesmente esperam que apresentemos soluções, informações, orientações e tarefas. No entanto, são incapazes de tomar a iniciativa de se tornarem autónomos na realização das suas funções, tornando-se elementos uteis e válidos à organização. Aos não o tentarem sequer fazer, podem tornar-se dispensáveis, e isso ninguém gosta.
Penso muito nas pessoas que me rodeiam e em como são ou não necessárias à execução do trabalho que é suposto levarmos a cabo. Infelizmente, algumas parecem só fazer número, porque quando é necessário chegarem-se à frente há sempre razões para impedimentos. Assim, torna-se difícil liderar pessoas como eu julgo que se deve idealmente liderar: procurando uma coesão e soluções conjuntas, em que todos participam, mas também assumem a sua responsabilidade nas decisões tomadas e tarefas assumidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário