Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

4.11.09

Sobre o casamento homossexual


Um dos temas da agenda política é o do casamento homossexual, que ainda não se sabe se a respectiva legalização será votada a nível parlamentar ou se será sujeita a referendo. Embora considere que seja mais fácil a sua aprovação por via parlamentar, pois considero que a sociedade no seu geral ainda é bastante conservadora, no entanto, não esqueço que há tempos o PS utilizou a disciplina de voto partidária para chumbar a proposta.
Creio que mais tarde ou mais cedo, o casamento será legalizado. É uma tendência mundial: um pouco por todo o mundo vão surgundo, quase diariamente, notícias sobre a sua legalização. Caso por cá se opte pelo referendo, o meu voto será sim.
É claro que o complexo desta questão não é o casamento propriamente dito. O complexo são as alterações legislativas que posteriormente serão necessárias efectuar, nomeadamente em leis como a da adopção. Também nesse assunto sou a favor do alargamento da adopção. Sempre defendi que é preferível uma criança ser amada e educada por dois “pais” do mesmo sexo, do que passar uma infância aos cuidados de uma instituição, por muito boa que ela seja. É isso que considero o real interesse da criança.

2 comentários:

  1. Esperemos que seja legalizado, pois é uma questão de justiça.
    A única coisa que obsta a tal legalização é o preconceito religioso, segundo o qual o casamento visa a procriação. Então o que dizer dos casais heterossexuais que não têm filhos por opção? São menos casados que os outros que têm filhos?
    Enfim, a Igreja não se devia meter onde não é chamada...

    ResponderEliminar