Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

27.6.07

Geração de Ouro

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A minha “formação” futebolística foi feita a par com os campeonatos e jogos realizados pela chama “geração de ouro”. O meu primeiro jogo de futebol in loco foi o Portugal-Coreia do Campeonato do Mundo de Juniores de Lisboa em ‘91 no antigo estádio da Luz. O segundo foi a final contra o Brasil que vencemos. Depois disso, seguiram-se jogos de apuramento para fases finais. Não foi a nossa selecção que me fez gostar de futebol, mas foi certamente ela que me possibilitou desfrutar desse desporto.

Uma das reportagens do “Perdidos e Achados” da SIC retomou as pisadas de alguns jogadores dessa geração, mostrando onde chegaram, as suas carreiras, como terminaram a carreira futebolística e a sua visão da experiência que na altura os colocou nos píncaros das possibilidades.

Foi bastante interessante perceber e ver como reagiram muitos desses miúdos, que pareciam ter o mundo inteiro nas mãos, a várias adversidades que os tiraram bastante cedo dos relvados, ou cujas carreiras os levaram a trajectos mais ou menos obscuros no mundo do futebol.

Deu para perceber que quem ingressa no mundo do futebol, o faz pela sua magia e aparente brilhantismo e que a estrutura e indústria que o assiste é muitas vezes cruel para esses desejos. E porquê? Porque em muitas outras áreas, quem atinge a fama e o estrelato são apenas um punhado de eleitos. E dificilmente poderia ser de outra forma. Já Warhol profetizava os famosos quinze minutos de fama e há quem diga que mais vale rainha por um dia do que princesa a vida inteira.

É certo que por momentos essa geração foi de príncipes encantados, mas depois da história vem a vida real com mais surpresas e armadilhas desagradáveis. Depois dita quem são os grandes homens quem melhor lida e aceita esses revezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário