Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

30.6.07

Aos Filhos que jamais terei

Em Les Nuits Fauves, Cyril Collard, realizador e escritor francês, dedicava o seu livro aos pais em recompensa dos filhos que nunca teria, pela sua condição de homossexual. “Pour les enfants que j’aurais jamais” e jamais esqueci essas palavras.

Hoje, penso nela frequentemente. Pois cada vez mais a perspectiva de vir a ter filhos me parece mais distante e inverosímil. De uma realidade futura bastante plausível, tem lentamente passado apenas a um desejo cuja não concretização não implica frustração. Talvez apenas um pequeno vazio, como todos os outros provocados por outros ses não concretizados. É hoje uma ideia distante, um território já bastante nebuloso.

Não sinto talvez tão prementemente essa necessidade de ser mãe, porque consigo concretizar a maternidade através dos meus sobrinhos, os meus filhos possíveis e reias. Aqueles que me surpreendem a cada dia, me fazem sorrir e que me retribuem um amor simples e sincero que lhes dou desde o primeiro momento. São os abraços mais calorosos, os sorrisos mais abertos e os olhares mais cúmplices que me fazem saber que eles estarão sempre ali, os meus filhos do coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário