Então cá vai, realmente o teu teste está muito fraco e demonstra ou falta de estudo ou desmotivação.
O teste tinha no fundo 4 questões. a primeira (das cruzes), safaste-te bem embora acredite que com mais concentração pudesses acerta-las todas. Nas restantes, destes respostas tão básicas que era impossível a professora aproveitar seja o que for para classificar.
Não estive a pesquisar nada sobre o assunto, mas quando respondes que "filosofar é refletir/pensar sobre um assunto filosófico ou estudar um assunto da sua área", na verdade não estás a dizer nada. ou melhor, desta resposta só se aproveitam 3 palavras: refletir, pensar e estudar. No mínimo terias de dizer alguns assuntos sobre os quais a filosofia reflete, por exemplo, sobre o ser humano e o modo como este se relaciona entre si e entre o que o rodeia, os seus valores morais, éticos e legais, as suas aspirações individuais e coletivas, os seus receios, as dúvidas, etc.
depois, quando te pedem para explicar duas características da filosofia, tens mesmo de dar pelo menos uma breve explicação, não podes só dizer o nome delas.
Percebes?
Percebes?
a 3ª questão é para dizeres os nomes dos instrumentos lógicos e depois explica-los. Nessa erraste os nomes e nem sequer explicaste nada.
a última era de desenvolvimento e para relacionares com a alegoria da caverna. primeiro, a tua frase inicial, do ponto de vista do português, não está bem construída. depois, fazes uma explicação muito básica da alegoria e, uma vez mais, a ligação à frase que te dão também é muito superficial. ou seja, demonstra que não te deste muito ao trabalho de desenvolver o assunto.
Sem poder comparar com respostas de outros alunos, fica a sensação de que não te esforçaste e até, sabendo que és uma miúda esperta, estás te "lixando" para a professora e para a disciplina.
Não só em filosofia, mas também em português e história, é te pedido que além de adquirires conhecimentos que desenvolvas um raciocínio e que o consigas explicar. Esta parte da explicação requer alguma prática de escrita e de leitura. depois, exige uma capacidade de análise e de crítica e de argumentação. habitua-te, por exemplo, quando estás tratar um tema a pensar nestes tópicos:
- o porquê de se estar a falar neste tema?;
- como é que ele se pode refletir na minha vida? ou a quem ou quando é que pode afetar;
- aspetos positivos / negativos;
- tenho alguma opinião sobre o tema? qual e porquê?
Lembra-te que em filosofia, nem sempre é importante que se responda sim ou não, mas sim que se explique porquê.
Percebeste as minhas explicações?
Faço-te uma outra sugestão: pergunta à professora se podes fazer algum trabalho para compensar esta nota.
Se quiseres, posso pensar nalguns temas para, com calma, ires treinando o teu raciocínio e treinares a aplicação deste tópicos, alinhas?
Sem comentários:
Enviar um comentário