Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

1.10.10

Estudo de públicos

Qualquer regra básica de satisfação de públicos implica que primeiro temos de conhecer as suas necessidades e gostos. Graças às aplicações do Blogger, realizei o meu primeiro inquérito e no qual obtive duas muito bem-vindas respostas. Através deste método de avaliação directa, afiro que os leitores perferem textos de Ficção / Poesia e Curiosidades.

Através de uma avaliação indirecta, sei que tenho aproximadamente 30 leitores, mais ou menos assíduos, dos quais 11 seguidores através da aplicação Seguidores, e os restantes dentro do meu círculo de amizades e conhecimentos pessoais. Se é gratificante que os amigos nos leiam, é duplamente gratificante quando alguém desconhecido aprecia o que escrevemos e é sempre motivador para continuar.

Não obstante o resultado do inquérito, os comentários aqui deixados também são uma forma de perceber interesses e gostos de quem visita este humilde estamine. O ideal era ter sempre reacções aos nossos textos, mas tal é impossível, pois se forem como eu – sigo mais de 200 blogues, alguns com vários posts diários – torna-se incomportável. Além de alguns comentários habituais que muito aprecio, o normal é receber um comentário de “apresentação” de quem pela primeira vez visita a chafarica. Para facilitar a participação dos leitores, aderi igualmente à aplicação Reacções, cujo registo é simples.

Outra facilidade que o blogger permite é o das Estatísticas, que me confirma que o artigo mais lido é A Partida de Xadrez, artigo que já me valeu conhecer um blogger vizinho.

Estas têm sido algumas das formas de perceber o que eventualmente atrai que visita este blog, mas apenas posso agradecer a quem o faz, uma vez que o que aqui escrevo é sobretudo um processo de reflexão sobre o que me rodeia, mas também um testemunho daquilo que me deslumbra ou comove.

Sem comentários:

Enviar um comentário