Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

11.10.10

Antes que Anoiteça, Reinaldo Arenas


Reinaldo Arenas é um autor cubano que foi perseguido pelo regime castrista e que, no início da década de 80, conseguiu o exílio nos EUA, onde acabaria por falecer com HIV. Esta é uma forma simplista de apresentar este autor, de cujo a obra conheço apenas esta sua autobiografia escrita no exílio.
Há vários anos, vi o filme homónimo com Javier Bardem. Não me recordo muito bem do mesmo, mas tenho a sensação que este se centra mais na vida de Reinaldo Arenas após o exílio, ao contrário do livro.
Este é daqueles livros em que parece estranho utilizar a expressão “gostei”, porque é impossível gostar dos seus relatos verídicos. Será mais justo dizer que é um livro que nos consciencializa para várias realidades. O relato de Arenas aborda várias temáticas, como: a homossexualidade, a perseguição política, a instalação gradual da ditadura cubana, a luta pela liberdade intelectual e pela dignidade humana, o processo de criação artística, a resistência humana sob condições adversas, a denúncia e a sobrevivência, os sonhos e aspirações, entre outras…
É uma leitura que recomendo!

1 comentário: