Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

20.10.09

Leitura de sombras

Aos seis anos, no início da primeira classe, foram-me diagnosticadas miopia e estigmatismo. Desde esse momento, se há objecto que nunca me abandonou são os meus óculos. Não posso viver sem eles, porque sem eles pouco mais me restava do que ficar sentadia a um canto a executar algumas poucas tarefas que não incluíssem a visão.
Tal como outros portadores de diminuição da capacidade visual, aprendi a ler não só as letras e números, mas sobretudo a apreende-las através das suas sombras e formas esborratadas. Consigo muitas vezes “ler”, não por ver literalmente letras e números, mas por perceber, por exclusão de partes, que tal formato só pode corresponder à letra ou número x. mais do que ler, fui obrigada desde cedo a saber interpretar signos.

Sem comentários:

Enviar um comentário