São muitos os trabalhos de Dafoe que vi e é difícil salientar os que gostei sem tornar a lista extensa. Dafoe tem uma carreira diversa, desde os seus trabalhos em papéis secundários, a protagonista, seja em blockbusters (onde normalmente é o vilão e tem mortes aparatosas) ou em produções independentes, tendo trabalhado com quase todos os grandes realizadores. É um exercício complexo, mas aqui vai uma selecção dos que mais me tocaram e porquê:
Mr. Bean's Holiday (2007) – no papel de um realizador megalómano, o filme tem a particularidade de apresentar o que seria o último trabalho deste realizador e que está na linha de outros trabalhos menos conhecidos do actor.
Affliction (1997) – Um filme de personagens masculinas duras. Contracena com Nick Nolte e Charles Bronson.
The English Patient (1996) - O filme que quando fosse grande gostaria de interpretar. Nele se juntam ainda Colin Firth, Ralph Fiennes e Naveen Andrews.
In weiter Ferne, so nah! (1993), de Win Wenders -
Wild at Heart (1990), de David Lynch - Perde literalmente a cabeça.
Born on the Fourth of July (1989), de Oliver Stone – Veterano Deficiente do Vietname.
Triumph of the Spirit (1989) – Biopic de um boxeur judeu preso nos campos de concentração alemães.
To Live and Die in L.A. (1985), de W. Friedkin – No papel de falsificador de dinheiro, tem uma das minhas sequências favoritas onde observamos o processo todo de falsificação. É claro que hoje os processos são diferentes. Contracena com William Peterson, mais conhecido como Gil Grisson de CSI Las Vegas.
E tenho de salientar que aprecio também a sua voz rouca.
Sem comentários:
Enviar um comentário