Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

5.12.08

O desafio da biblioteca actual

O tempo do livro é o tempo da morte e nós estamos vivos e cheios de coisas a fazer. O tempo do livro é o da imaginação trabalhosa e nós estamos cheios de realidade. Descreve esta sala e vê o tempo que se leva, tu a escreveres e eu a ler. Mas eu olho para a sala e sei logo tudo. O tempo do livro é o do carro de bois. Tenho mais que fazer.

Vergílio Ferreira, Para Sempre, p. 106.

É inquestionável que a biblioteca tem, ao longo das últimas décadas, alterado a sua oferta ao público, seja pelos novos suportes de informação existentes, seja pelo tipo de actividades apresentadas, Comummente considerada como o local dedicado ao livro, é também notório que este novo tipo de oferta tem desviado alguma da atenção que há alguns anos atrás lhe era exclusiva.

Assim, a questão que se coloca é se ainda podemos falar de biblioteca? Se sim, é evidente que esta ganhou uma nova acepção. Se não, devemos considerar antes estes espaços como mediatecas, já que media designa genericamente qualquer tipo de suporte pelo qual é veiculada informação. Para responder a esta questão, há que percepcionar o que realmente atrai os utilizadores a estes espaços.

Podemos considerar que o livro ainda é a principal oferta de uma biblioteca. No entanto, serviços como o acesso gratuito à internet, actividades lúdico-pedagógicas e outros suportes de informação estejam a registar um significativo aumento de procura. E esta situação tenderá a manter-se num futuro próximo.

Igualmente num futuro não muito remoto, o papel do livro na biblioteca poderá ser, não o seu maior atractivo, mas o maior pretexto para todas as outras ofertas existentes. Afinal, a internet permite o acesso à informação on-line, o filme é uma adaptação da obra, o debate é uma homenagem à obra ou ao autor, e a animação é baseada numa história. Assim, talvez o maior desafio da biblioteca seja exactamente esse: o de que o livro assuma novamente o protagonismo deste espaço, oferecendo ao leitor uma experiência feita à sua medida e ao seu tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário