Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

29.10.08

workshop semântico #32

Índia – um guia
(excertos)
Com 683.800.000 de habitantes, a Índia apresenta a segunda maior população do mundo, a seguir à china. Esta dimensão abarca uma grande diversidade étnica e religiosa, originada por sucessivas invasões que assolaram o país ao longo da sua longa história. Entre as várias etnias encontram-se: arianos, drádivas, mongolóides e negritos.
O país possui dois idiomas oficiais: hindi e inglês. Mas são igualmente falados: telegu, tamil, bihari, marathi, bengali, gujarati e rajasthani, entre outros.
Em termos religiosos, as maiores crenças professadas são a hinduísta e a muçulmana. Existem no entanto seguidores de outras crenças, sobretudo de pendor panteísta.
A primeira religião conhecida neste território é o vedismo, que, no segundo milénio, evoluiu e originou o bramaismo e, posteriormente, cerca de 800 a.C., deu por sua vez origem ao hinduísmo. No século VI a.C., for a fundados o budismo e o janaismo, que se desenvolveram sobretudo dentro e for a da Índia, respectivamente.
A partir do século X, chegaram à índia os parsis, seguidores do zoroastrismo. Nessa mesma altura, iniciou-se a penetração do islamismo no território. A posterior convivência entre hinduísmo e islamismo originou a religião sincrética dos siks, em finais do século XV.
No século XVI, com os descobrimentos introduziu-se o cristianismo e posteriormente o luteranismo e o anglicanismo.

1 comentário:

  1. A Índia é dos países que mais me fascina ainda não perdi a esperança de lá ir passar uma temporada.
    Beijo

    ResponderEliminar