Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

16.2.08

Sedução, conspiração

Nem tudo o que nos faz mau, nos faz mau de todo. No entanto, poucos o podem ou conseguem ver, porque é necessário um moroso e doloroso processo de remoção de camadas até se encontrar o que de melhor há em nós. Qualquer diamante exige horas de lapidação para que se descubra o seu brilho raro. E é exactamente essa a imagem para o mais recôndito e puro dos sentimentos, atingido através de muitas e duras penas.

Durante a ocupação japonesa de Xangai durante a II Guerra Mundial, uma jovem universitária é persuadida a tornar-se amante de um alto dirigente dos serviços secretos do governo japonês com o objectivo de o liquidar. Mas este processo de sedução e conspiração não será tão simples e ninguém sairá impune.

É curioso observar tanto o título português, como o inglês e as suas diferenças de significado. Também seria curioso compara com o original, mas tal é-me impossível. Assim, temos Sedução, conspiração versus Lust, Caution (Luxúria, Cautela). Temos uma sedução calculada e cautelosa que se permite a momentos extremos de luxúria, pois só assim as barreiras caem e se superam defesas. Outros jogos de palavras seriam também interessantes, como: Sedução, Cautela, que sugere uma interpretação mais suave, e Luxúria, Conspiração com uma conotação mais intensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário