Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

7.2.07

Diamante de Sangue

Photobucket - Video and Image Hosting
DiCaprio estreou-se no cinema com uma nomeação para Actor Secundário em O Estranho Mundo de Gilbert Grape e foi vaticinado como o grande actor da sua geração. Os críticos não estavam errados, apenas DiCaprio andou alguns anos arredado, não exactamente de bons filmes, mas de boas personagens. Personagens a que pudesse emprestar uma profundidade maior do que se vislumbra no papel. Nos últimos anos, tem feito novas apostas em diferentes registos, cuja diversidade culmina nesta prestação, em que abandona o baby look que lhe está sempre associado. DiCaprio tem um aspecto pueril com o seu cabelo louro e olhos azuis, mas a sua interpretação neste filme transfigura-o num homem.

E se a sua personagem é, a nível de argumento, a mais trabalhada, ela brilha sem dúvida com a prestação de Houssoun. E são os dois que transportam o filme com a dinâmica criada entre ambos. A busca de Housson pela salvação da sua família, tema em voga se atendermos a Apocalypto, é de uma humildade e de aprendizagem.

O que não se compreende, em termos de prestação, é a divisão entre Actor Principal e Secundário, mas que se compreende em termos de star system. DiCaprio é cabeça de cartaz e Housson não.

Já a personagem de Connelly é que de tão inócua e bem intencionada, mas inócua, até era dispensável.

Um dos aspectos mais interessantes deste filme é o modo como doseia a acção e a violência na história, mantendo-a equilibrada como o elemento dramático. A violência surge quando necessária e demonstra a crueza e crueldade que pretende retratar, mas não cai no abuso, ou seja, na violência pela violência, pelo espectáculo.

O que menos me agradou neste filme foi o seu final delico-doce e demasiado politicamente correcto. Ou talvez não o seja, talvez seja apenas o que o filme preconiza: as pessoas são só pessoas a tentar fazer o melhor que podem.

Sem comentários:

Enviar um comentário