Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

30.12.12

Se isto é um homem, Primo Levi


Por onde começar um registo da leitura deste livro que certamente ficará na memória até ao resto dos meus dias? Talvez explica-lo explicará o seu impacto.
Se isto é um homem é o relato do autor italiano Primo Levi da sua experiência no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, desde a sua captura no final de 1943 até à sua libertação no final de Janeiro de 1945. O seu regresso a Itália será posteriormente retratado no livro A Queda, a cuja leitura me dedicarei certamente ainda este ano.
Este não é então um livro ficcional. No entanto, a veracidade do seu relato parece ficar sempre aquém da realidade, mas como o autor explica: seria necessária uma nova linguagem para explicar o que o homem teve coragem de fazer ao homem naquele local (e de certo em muito outros).
Além da descrição do funcionamento de vários aspectos de Auschwitz-Birkenau, o mérito deste relato chocante é instigar-nos à reflexão. Sem procurar emitir juízos, leva-nos a ponderar as circunstâncias das nossas acções, sobretudo quando essas são situações extremas. Noções e valores como bem/mal, justiça/injustiça, identidade (nome, possessões), sanidade, sobrevivência (fome, sede, fadiga extrema), humanidade/animalidade, liberdade e silêncio são pois apresentadas e explicadas, mas nunca julgadas, pois ninguém pode julgar sem passar pela mesma experiência.
Ler atentamente este relato faz-nos relativizar acontecimentos da nossa vida. Lê-lo em período de festas natalícias faz-nos ponderar os excessos. Lê-lo tem um impacto indelével cuja repercussão não posso ainda determinar. Lê-lo obriga-nos a olhar para o nosso íntimo. Lê-lo deveria ser obrigatório, pois o seu registo de aniquilação e morte é uma lição de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário