Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

14.2.10

PIGS

O acrónimo do conjunto de países Portugal, Itália, Grécia e Espanha (Spain), que, segundo os analistas económicos, se encontram em risco de colapso, traz-me outras reminiscências.
Não será por coincidência que os quatro países são mediterrâneos, com as suas tradições gastronómicas e sociais, é impossível não recordar a tradição da matança do porco, momento em que famílias e comunidades se juntam para, normalmente num fim-de-semana, providenciar os alimentos que garantem a subsistência durante o Inverno. Esta tradição, hoje já muito em desuso, era um misto de convívio e de necessidade, em que homens e mulheres têm papéis definidos. Os homens matam, desmancham o bicho e preparam as carnes que seguem para a salgadeira, ou actualmente são congeladas. As mulheres cozinham as carnes e o sangue e preparam e fazem os enchidos, que permaneceram durante alguns meses ao fumeiro. Para muitos esta é uma tradição bárbara e primitiva, tal como o estado dos países que a praticam. Talvez…
Mas é também impossível falar de porcos, economia e política, sem fazer qualquer associação orwelliana. E tendo em conta os recentes escândalos e notícias sobre tráfico de influências, subornos e pressões mediáticas, é fácil perceber que nem todos são iguais, e quais são aqueles mais iguais do que os outros. Serão aqueles sobre os quais Sérgio Godinho cantava “eles comem tudo e não deixam nada.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário