Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

21.7.09

B: Mag #1

Já há alguns meses que sigo o blog Blogtailors1, apesar de nem sempre ler todos os posts. Aliás, a blogoesfera, com todo o seu manancial, provoca-nos a mesma reacção que a leitura tradicional: não há tempo para ler tudo o que queriamos ou até tudo o que seria desejável2.

Os Blogtailors editaram agora o primeiro número da sua B:Mag, uma revista digital na qual compilam textos já publicados no seu blog ou escritos para a mesma. São textos de vários profissionais do sector editorial, desde livreiros, editores, revisores, escritores, etc, etc. e que nos dão uma visão das várias forças e intervenientes deste sector.

Não é simples salientar textos: uns porque não domino o mister, outros porque até percebo. Masuma coisa é certa, todos estes intervenientes vestem a camisola da literatura, ou, melhor dizendo, da leitura3. Transparece a sua paixão pela leitura e adivinha-se que o seu percurso profissional dificilmente poderia distar desta paixão, daí que juntem o útil ao agradável.

Alguns textos terão aqui uma reflexão individual ou servirão de pedra de toque para outros textos. Mas no conjunto, saliento alguns dos temas transversais aos vários textos: a mutação do mercado (grandes grupos editoriais e pequenas editoras independentes): os desafios dos formatos digitais; a defesa da propriedade intelectual; as dificuldades financeiras; a promoção da leitura e a promoção editorial; criação e comercialização; espaços comerciais; défice de profissionais; marketing e design; etc.

1De Paulo Ferreira e Nuno Seabra Lopes.

2Através do Google Reader, sigo aproximadamente 180 blogues, o que significa cerca de 250 posts diários.

3Constato que muitos destes profissionais são licenciados em Línguas e Literaturas Modernas e nascidos na segunda metade da década de 70. Então a questão que se coloca é: Que ando eu aqui a fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário