Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

13.11.11

MatrizNet

O MatrizNet é o catálogo colectivo on-line dos Museus tutelados pelo Ministério da Cultura, através do Instituto dos Museus e da Conservação, permitindo actualmente o acesso a informação seleccionada sobre mais de 40.000 bens culturais móveis, que integram as colecções daqueles Museus.


Consistindo num motor para pesquisa simultânea sobre 34 bases de dados de inventário, o MatrizNet constitui assim um importante instrumento, não apenas de trabalho, para profissionais ligados ao sector patrimonial e museológico e para o público estudantil, mas também de descoberta do património para públicos alargados, que encontram neste catálogo on-line o maior repositório de informação sobre as colecções dos Museus dependentes do IMC. Em funcionamento desde 2002, o MatrizNet tem vindo progressivamente a publicar novos conteúdos relativos às colecções daqueles Museus, nos formatos texto, fotografia, vídeo e som: 2002: 10.000 registos; 2004: 30.000 registos; 2008: 40.000 registos.


Em 2011 inaugura-se um novo ciclo deste catálogo colectivo, expresso, entre outros vectores, nas funcionalidades de pesquisa mais amigáveis, dirigidas em particular para os estudantes e o grande público, e na disponibilização de novos conteúdos com acrescida regularidade. Destacamos igualmente a publicação simultânea dos conteúdos do MatrizNet na Europeana, agregador de referência de conteúdos de museus, bibliotecas e arquivos a nível europeu.


(Resumo do texto de apresentação do projecto, constante no site.)

Sem comentários:

Enviar um comentário